Estelionatários usam nome de grande clínica médica para clonar WhatsApp e aplicar golpes

0
imagem ilustrativa

Suposta “promoção de fim de ano” fez vítimas em Sinop

Uma empresária do ramo da beleza teve seu WhatsApp clonado após clicar em uma suposta promoção de uma clínica renomada de Sinop (500 Km de Cuiabá). O grande transtorno aconteceu nesta última terça-feira (15). A empresária contou que é cliente da clínica que enviou a promoção, o que deu mais credibilidade ao golpe.
“Como eu já conhecia o estabelecimento, não pensei muito e cliquei no link para aproveitar a promoção, e em menos de cinco minutos o caos foi instalado. Perdi o controle total do meu aplicativo e diversos contatos meus receberam mensagens com solicitação de dinheiro. Foi por pouco que não levamos um prejuízo ainda maior. É muito triste, porque os criminosos instalaram o caos na minha vida, inclusive tendo acesso a mensagens pessoais”, explicou.
A empresária contou ainda que os criminosos estavam tentando acessar suas contas bancárias, “Só não conseguiram porque parei minha vida toda para cuidar disso”, ressaltou.

imagem ilustrativa

Mas apesar dos cuidados e da ação rápida, um de seus contatos – uma mulher de 53 anos – acabou perdendo mil e duzentos reais, transferidos para ajudar a “amiga”.
No boletim de ocorrência registrado pela vítima o dinheiro caiu na conta de um homem que está sendo identificado. Apesar do transtorno, ela conseguiu reaver o valor.
Em outro caso parecido, outra mulher, de 53 anos, moradora do bairro Jardim das Primaveras, também perdeu R$ 1,6 mil ao acreditar que estava transferindo o valor para uma amiga, porém se tratava de mais uma vítima que teve aplicativo clonado.
Ela contou que efetuou a transferência imediatamente para a conta bancária em nome de uma mulher e, após isso, percebeu que havia sido bloqueada.

imagem ilustrativa

Para dificultar a ação de golpistas e aumentar a segurança, o aplicativo de conversas sugere ativar a verificação em duas etapas – uma configuração feita dentro do próprio software que na prática cria uma “senha extra” para acessar o aplicativo, evitando o acesso de terceiros que saibam apenas uma das senhas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here