A busca incessante por uma curtida, um compartilhamento e a aprovação. Com esse objetivo internautas de todas as idades reproduzem temas e expõem suas vidas pessoais online. Segundo a especialista em comportamento Cleoní Sloniregauer, o ato de copiar e manter um padrão em publicações é reflexo da mídia e de uma competição natural.
“Tudo que é produzido pela mídia nos contamina, nos leva a ter um comportamento semelhante ao do outro. Consequentemente, queremos ser melhores de alguma forma e ser aceitos”, aponta.
Um dos temas mais recentes que têm movimentado a rede, é a comparação entre a situação atual com a de 10 anos atrás, marcada com a hashtag #10yearchallenge (do inglês 10 anos atrás). O viral (situação ou fato que é muito compartilhado) começou há alguns dias e tem engajado desde artistas e famosos, até anônimos. Somente no Instagram, a tag já foi utilizada mais de 2,2 milhões de vezes.
Esse é apenas um dos movimentos que impactam as redes sociais e produzem mais conteúdo, os famosos memes. Fotos engraçadas de pessoas ou animais, com uma determinada legenda.
E entrando na brincadeira que o jornalista Evaristo Costa fez uma publicação comparando uma foto sua atual com uma do cantor Christian Chávez arrancando muitas gargalhadas de seus fãs, que ficaram impressionados com a semelhança entre os dois
As consequências