“É como se você estivesse com o seu atestado de óbito na mão” diz vítima de câncer de mama

No mês da conscientização ao câncer de mama trouxemos o relato de quem venceu a doença

0

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no país, e ocupa a primeira posição em causa de mortes por câncer nas brasileiras.

Patrícia Moreira descobriu um câncer de mama aos 46 anos, e com apenas um caso anterior da doença na família ela se surpreendeu com o diagnóstico, já que fazia exames preventivos como ultrassom e mamografia anualmente.

Ela percebeu os primeiros sinais da doença que se manifestaram como, um nódulo no seio e a vermelhidão na pele, então assustada procurou um médico. Ela relata a sensação de se vivenciar o diagnóstico de câncer:

“Receber o resultado é muito complicado, porque é como se você estivesse com o seu atestado de óbito na mão, porque o câncer causa isso. Você não sabe o que vai acontecer, como o seu organismo e o seu emocional vão reagir e tudo depende disso.”

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil, segundo o INCA, só no ano de 2019 foram registrados aproximadamente 60 mil novos casos. Casos estes que se diagnosticados de forma precoce possibilitariam uma chance de 95% de cura da doença.

Patrícia relata ainda o processo de tratamento durante as sessões de quimioterapia:

“Eu só queria tirar aquilo de mim, porque eu sentia que estava me consumindo por dentro. Mas a pior parte é quando você começa a não se ver mais, porque você não tem cabelo, nem cílios e sobrancelhas e acima de tudo isso, você não tem a certeza de que o tratamento vai continuar dando certo amanhã.”

Por este motivo o diagnóstico precoce se torna tão essencial, já que segundo o INCA a taxa de sobrevida é ainda maior quando a doença é detectada em seu estágio inicial, a mamografia e o autoexame são os principais responsáveis por estas taxas e devem ser realizados periodicamente para que se elevem estes dados.

A campanha Outubro Rosa foi criada em 1990, através de um movimento chamado Corrida Pela Cura, que aconteceu pela primeira vez em Nova-Iorque e distribuiu laços na cor rosa aos participantes. A partir deste momento acabou ganhando força e por esta razão, torna o mês de outubro conhecido pela conscientização ao câncer de mama.

A data é comemorada anualmente, e tem como objetivo alertar a sociedade para o diagnóstico precoce da doença. Assim como a conscientização, a campanha busca a disseminação de dados preventivos, além de buscar um maior acesso a serviços de diagnóstico e tratamento.

Confira abaixo alguns sintomas:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here