
A divulgação do Agosto Dourado se tornou um grande incentivo para empresas se conscientizarem sobre seu papel social junto às mães e seus filhos. A campanha, que rebatiza o mês de agosto buscando a conscientização da importância do aleitamento materno, ganhou mais um importante aliado. A Unesin (União das Entidades de Sinop) está apoiando uma nova iniciativa alinhada a esse projeto, com a criação de pontos de coleta de potes de vidro, utilizados para armazenamento do leite materno. Agora, qualquer pessoa que tiver um pote de vidro pode doá-lo em qualquer unidade dos supermercados da rede Machado, que conta com sete unidades em Sinop.
Mas para o presidente da Unesin, Carlos Henrique Fonseca, ainda mais importante que a obtenção dos recipientes para o transporte do leite materno é a oportunidade de se discutir o assunto.

“O Agosto Dourado tem esse nome porque o leite materno vale ouro para os bebês e nós, sabendo disso, temos que nos unir e auxiliar de qualquer forma possível essa continuidade da amamentação”, destacou.
Para as entidades que serão beneficiadas com os potes, o movimento de doação de leite materno e a conscientização acerca do tema é extremamente importante no apoio às mães. Katia Rocha, do Escritório Regional de Saúde de Sinop, destaca que a manutenção da amamentação não é tão simples quanto se pode pensar.

“As pessoas dizem que quando um bebê nasce, nasce também uma mãe, mas não percebem que ao dizer isso estão colocando ainda mais pressão sobre as mulheres, dificultando um pouco mais uma tarefa que já não é fácil. Então nós temos que garantir de diversas formas que essa mãe será amparada, acolhida e receba o apoio no processo de amamentação, que é uma parte muito importante deste processo”, destaca Kátia.
A coordenadora da UTI Infantil do Hospital Santo Antônio, Karen Nara Iareski, ressalta também que as mães atendidas já estão sob forte pressão e emoção, uma vez que seus filhos estão sob risco. Segundo a profissional, as mães sabem que o leite materno pode fazer muito pelo bebê, gerando mais um ponto de pressão sobre elas.

“É óbvio e nítido quando um bebê em UTI tem melhores respostas com o leite materno, mas é bem óbvio também que estas mães estão em sofrimento e, com isso, muitas vezes não conseguem garantir esse aleitamento. Daí vem a importância da doação do leite e o recipiente é também muito importante para isso, então nós estamos extremamente felizes com mais esses apoios”, celebra Karen.
A rede Machado decidiu se tornar um ponto de coleta fazendo seu papel social e sua presença na cidade toda faz diferença na facilidade para se receber as doações.

“Nós sempre estamos estudando meios de contribuir com a sociedade em que estamos inseridos, por isso, quando recebemos essa demanda, aceitamos na hora. É uma honra para nós participar de inciativas tão positivas. Por isso vamos investir também em comunicação para ajudar as pessoas que circulam em nossos mercados a saber quais são os recipientes que podem ser utilizados neste processo”, afirmou Ezequiel Augusto da Silva, gestor de marketing da rede.