Museu de Mato Grosso tem a maior réplica de esqueleto de dinossauro do Brasil

Estátua tem 20 metros de comprimento, cerca de 3,5 metros de altura, pesa 750 kg e foram necessários mais de 150 kg de aço, 200 kg de manta acrílica e 400 kg de resina para a confecção. Peça integra exposição a partir de quinta-feira (8).

0
Carlos Scarpini criando a réplica do esqueleto do dinossauro Saurópode no ateliê. — Foto: Thiago “Zina” Crepaldi/Museu de História Natural de MT

Por g1 MT

O Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, tem a maior réplica do país do esqueleto de um saurópode, um dinossauro herbívoro que viveu no período cretáceo, entre 84 e 85 milhões de anos, principalmente no Hemisfério Sul.

A estátua tem 20 metros de comprimento, cerca de 3,5 metros de altura, pesa 750 kg e foram necessários mais de 150 kg de aço, 200 kg de manta acrílica e 400 kg de resina para a confecção e compõe o acervo permanente do museu a partir da quinta-feira (8).

Esboço do esqueleto do dinossauro Saurópode. — Foto: Carlos Scarpini/Museu de História Natural de MT

O animal viveu no estado de Mato Grosso, segundo a gestora do museu, Enir Maria Silva.

“Em 2008, fiz parte da equipe do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), que realizou escavações na comunidade de Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, onde encontramos registros fósseis dos titanossauros próximo à comunidade. Desde então, eles fazem parte do acervo do museu”, explicou.

A réplica, de acordo com o paleartista responsável, Carlos Scarpini, colabora com a preservação dos fósseis.

“A exibição traz a ciência ao alcance de todos e contribui para preservar os fósseis originais encontrados, pois parte deles pode ficar salvaguardada na reserva técnica para que não se danifiquem”.

Escavações em Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães. — Foto: Suzana Hirooka/Instituto Ecoss

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here