Nesse sábado (23), imagens aéreas da força-tarefa de ajuda humanitária mostraram o avanço do incêndio na aldeia. Nesse domingo, a secretária de Meio Ambiente do município, Sirlene Dias da Silva informou que o fogo já foi controlado. Ainda não se sabe como o incêndio começou e as causas são investigadas.
Ao g1, a presidente da Feração Indígena de Mato Grosso (FepoiMT), Eliane Xunakalo, informou que acompanha a situação e que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada.
“Estamos acompanhando a situação e dialogamos com a Funai e órgãos competentes para socorrer e não deixar que fosse pior a situação”, afirmou.
Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram mobilizados para levar ajuda humanitária aos xavantes atingidos.
Fogo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/v/w/m75VBWQoCF8OjX55JYbw/whatsapp-image-2023-09-24-at-08.58.02.jpeg)
Casa consumida pelas chamas na aldeia Santa Clara em MT — Foto: Géssyca Moreira Santiago
As chamas teriam começado na sexta-feira (22) e se alastrado pelo território. Com o tempo seco e altas temperaturas, o fogo avançou com facilidade pela vegetação.
No sábado, a enfermeira da aldeia Géssyca Moreira Santiago informou que o fogo já atingiu 70% da aldeia e que as equipes de saúde estão no local para fazer atendimentos aos indígenas.
Por g1 MT
