
O teste do olhinho é o primeiro exame oftalmológico de prevenção do bebê. Por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas como catarata, malformações do globo ocular e até câncer.
O Hospital e Maternidade Dois Pinheiros realiza esse procedimento de maneira gratuita aos pacientes que nasceram no hospital há 13 anos. O projeto está atrelado ao Dia do Bebê e é desenvolvido, segundo o oftalmologista e diretor do Dois Pinheiros, Douglas Yanai, como forma de valorizar as crianças que nascem no hospital.
“Realizar o teste gratuitamente foi a forma que vimos de incentivar os pais para trazerem os bebês, e se atentarem na hora de cuidar da saúde deles. Quando iniciamos, chamávamos cerca de 20 pais e apareciam 5 no máximo”, relatou.
Com o passar dos anos, o Ministério da Saúde reconheceu a importância desse exame e iniciou uma campanha de incentivo ao teste preventivo. O Dois Pinheiros continuou oferecendo ele de maneira gratuita (apenas no Dia do Bebê).
“O Dia do Bebê, é realizado no hospital de forma rotineira, de 30 a 40 dias. Então, nesse período a equipe do Hospital liga para os pais dos recém nascidos e convida para vir realizar o procedimento”, explicou.
Esse ano, a ação foi agendada, para evitar aglomerações. Os pais foram recepcionados com um café da manhã.
Para ajudar a entender a importância desse teste, Douglas Yanai, respondeu as perguntas mais frequentes feitas pelas mães. Confira.
Com quantos meses meu filho deve fazer o teste do olhinho?
O Ministério da Saúde recomenda que o teste do olhinho seja feito se possível ainda na maternidade, antes da alta do bebê, essa orientação acontece justamente para não deixar de ser realizado.
“ No entanto, apesar dessa recomendação, o diagnóstico é mais complicado, pois a pupila está pequena, o rosto mais inchado e alguns detalhes podem não ser visualizados, por isso fazemos após algumas semanas”, pontuou Yanai.
Mas porquê teste oftalmológico no bebê?
O também chamado de teste do reflexo vermelho, é um exame utilizado para certificar sobre a saúde do olho e da visão da criança. Na maioria das vezes é realizado com uma lanterna ou um oftalmoscópio no qual o especialista visualiza o reflexo vermelho na menina do olho (ou pupila). Caso haja alguma alteração na estrutura, esse reflexo ganha uma cor diferente e pode não ser igual entre os dois globos oculares.
“Durante a avaliação, orientamos e explicamos como agir nas situações simples até as mais graves. Caso seja diagnosticado alguma doenças como catarata, por exemplo, o quanto antes iniciarmos o tratamento, é melhor. Com isso a criança desenvolve a visão de maneira correta”, destacou.
Quais sintomas os pais devem ficar atentos?
O sinal mais frequente é quando a pupila fica toda branca. O responsável pode perceber essa alteração até mesmo em uma fotografia feita em casa, principalmente quando isso se repete em mais do que uma foto, é um sinal de que precisa ser testado novamente.
“Mesmo quando o teste do olhinho é realizado no bebê, é importante que os pais se atentem a esses fatores, pois quanto antes for diagnosticado melhor será a recuperação”, afirmou o oftalmologista.
O especialista alertou ainda que outros aspectos precisam ser observados, por exemplo;
• Se a criança acompanha com os olhos os movimentos.
• Faz queixas de dores de cabeça, rejeição das tarefas que exigem esforço visual.
• Esfrega os olhos ou se estiver com eles vermelhos.
Esses, entre outros sintomas, podem sugerir um problema oftalmológico, então ele recomenda que ela seja encaminhada para um oftalmologista.