Por g1 MT
O Dia da Consciência Negra é comemorado no domingo (16) e um evento gratuito com palestras e oficinas sobre o assunto está sendo realizado em Cuiabá. A Semana da Consciência Negra começou nesta quarta-feira (16) e vai até sábado (19).
Segundo o projeto, no Brasil, o povo preto representa mais da metade da população, mas está praticamente ausente na participação dos espaços de poder e isso explica a manutenção de enormes desigualdades raciais.
Para ampliar a luta antirracista em Mato Grosso, o evento contará com diversos interlocutores do movimento negro, instituições públicas e privadas e organizações sociais.
Essa é a segunda edição do projeto e é uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, conhecido por ter liderado a resistência do Quilombo dos Palmares contra os ataques portugueses.

Confira a programação:
Quinta-feira (17)
- 8h – “Caminhada pela paz e contra o racismo” – Praça da Mandioca, Centro
- 9h às 18h – Feira de Negócios Afro, Praça do Axé e exposição “Alma negra” – Praça Alencastro, Centro
- 19h – Mesa redonda “Religiões de matriz africana” – Escola Estadual Leovegildo de Melo, Bairro CPA 3
Reunindo feiras, mesas-redondas e atividades culturais, um dos destaques será a exposição “Alma negra”, que prestará homenagem à trajetória de 14 personalidades negras da história e do imaginário mato-grossenses.
A “Caminhada pela paz e contra o racismo”, terá cantos aos orixás da Umbanda e do Candomblé e sairá da Praça da Mandioca até a Praça Alencastro, com parada em pontos da cidade em que houve violência contra o povo negro, como o Beco do Candeeiro.
Sexta-feira (18)
- 8h – Mesa redonda “Mulheres e lideranças negras” – Escola Estadual Leovegildo de Melo, Bairro CPA 3
- 9h às 18h – Feira de Negócios Afro e Praça do Axé – Praça Alencastro, Centro
Outro destaque é a Feira de Negócios Afro, com a comercialização de produtos artesanais nas áreas de confecção, acessórios e alimentação confeccionados por mulheres, uma forma de gerar renda a elas.
No mesmo espaço acontecerá também a Praça do Axé, onde 10 templos de religiões de matriz africana participarão, trazendo seus rituais e alimentação típica.
Sábado (19)
- 8h às 18h – Oficinas de maculelê, tranças, capoeira,turbante, boneca Abayomi, exibição do filme “Pantera Negra” e painel fotográfico – Escola Estadual Leovegildo de Melo, bairro CPA 3