Cuiabá será sede, nos dias 6 e 7 de novembro, do 10º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso, que ocorrerá no Hotel Fazenda Mato Grosso. Considerado o maior evento previdenciário do Centro-Oeste, a estimativa é reunir 300 participantes, entre gestores de fundos municipais, servidores, conselheiros e controladores dos RPPS, para uma programação que reúne palestras, rodadas de conversa e network. Entre os participantes do evento está o Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em 135 municípios mato-grossenses, onde estão em operação 178 agências, que perfazem a maior rede de atendimento bancário no Estado.
Realizado pela Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses (Apremat), o Encontrotem apoio institucional do Ministério da Previdência Social; da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e instituições financeiras que atuam na área de gestão de RPPS, como o Sicredi.
O RPPS é o Regime Próprio de Previdência Social, um sistema de previdência voltado ao servidor público que possui cargo efetivo no município, no Estado ou na União. Prefeituras e governos fazem a gestão desses recursos e podem aplicá-los em instituições financeiras, alocando em fundos de investimento para rentabilizar o montante de acordo com a meta atuarial – valor mínimo esperado para a rentabilidade de um investimento em fundo de previdência -, para pagamento dos benefícios no futuro e de seus servidores aposentados.
De acordo com a presidente da Apremat, Luana Ortega, o Encontro tem caráter técnico-científico, com discussões que abordam as diversas áreas de atuação dos RPPS do estado de Mato Grosso e seus municípios. O objetivo é capacitar gestores, técnicos previdenciários, procuradores, contadores, controladores internos, conselheiros e membros de comitê de investimentos a operarem o plano previdenciário de seus segurados.
“A importância de os gestores ampliarem seus conhecimentos vai além do cumprimento da meta atuarial proposta anualmente, pois é a carteira de investimentos que garante a sustentabilidade dos planos de benefícios ao longo do tempo. Nossa missão é garantir a gestão dos recursos previdenciários na busca do equilíbrio financeiro e atuarial do plano de benefícios”, pontua a presidente.
Com a participação no evento, o Sicredi visa se aproximar mais dos gestores, que poderão conhecer e escolher a instituição financeira cooperativa para aplicar os recursos dos servidores. No seu portifólio estão mais de 10 opções de fundos de investimento para RPPS. A lista completa pode ser conferida em: sicredi.com.br/site/investimentos/fundos-investimentos/rpps/. Atualmente, 66 prefeituras municipais de Mato Grosso têm seu RPPS no Sicredi.
O Encontro traz programações e palestras com as últimas tendências e mudanças regulatórias no âmbito previdenciário, orientações técnicas e soluções eficazes para os desafios da gestão dos fundos, inovações tecnológicas e estratégias para otimizar a administração do RPPS. Uma delas será ministrada pelo assessor de investimentos do Sicredi, Markus Willian Batista, e leva o tema “Percepção da Economia Brasileira e os ganhos para carteira de investimentos”. O momento ocorrerá no dia 6 de novembro, às 16h. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.
A instituição financeira cooperativa também marcará presença com estande, onde os colaboradores apresentarão aos participantes todo o portfólio de produtos do Sicredi, especialmente investimentos. “O Sicredi tem em sua essênciaestar próximo de seus associados e participar desse evento é uma oportunidade de entender as necessidades dos gestores eprefeituras para poder atendê-las com as soluções financeiras adequadas. Como primeira instituição financeira cooperativado país, além da solidez e segurança, temos como missãoconstruir juntos uma sociedade mais próspera. Todo valor investido na instituição é aplicado nas comunidades onde estamos inseridos, gerando um ciclo virtuoso que corrobora para o desenvolvimento da economia local“, destaca a consultora de negócios do Sicredi, Gabriela Sato.
Diferenciais do cooperativismo
O Sicredi possui uma das maiores gestoras de recursos do país, a Sicredi Asset Management, que está na 13ª posição nacional e 8º lugar quando considerados apenas investimentos de renda fixa, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Vale lembrar que a atuação da instituição beneficia não apenas os associados, refletindo também em toda a comunidade, como demonstrado por pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o Sicredi. Ela mostra que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local.
Assessoria